SGA: auditoria interna na Regional Leste

1 de março de 2017

A Telefônica Brasil, dona da marca Vivo, continua gerenciando e trabalhando no aprimoramento de nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA), certificado no ano passado conforme a ISO 14.001. No último mês de fevereiro, entre os dias 13 e 17, foi realizada a primeira auditoria interna do ano, que incluiu os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A reunião de abertura ocorreu no Prédio Administrativo Sede/RJ da companhia, na Barra da Tijuca, e contou com as presenças de representantes da Telefônica e da Ezentis, contratada para gestão dos nossos sites.

O processo de auditoria interna atende a um requisito normativo e tem como objetivo a verificação de conformidades em relação ao atendimento do padrão ISO 14001 e a requisitos legais ambientais aplicáveis. Além disso, esse processo também prepara as equipes para futuras auditorias externas visando a manutenção da nossa certificação.

Foram visitadas na auditoria três Centrais de Comutação e Controle (CCCs), nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu (RJ); seis Estações Rádio Base (ERBs) presencialmente na capital fluminense, em São Gonçalo, Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias (RJ); além de outras cinco ERBs auditadas remotamente, em Nova Iguaçu (RJ), e nos munícipios de Serra e Vila Velha (ES). A auditoria incluiu análise documental, visita a uma instalação da Ezentis e uma entrevista com um representante da alta liderança, Airton Ribeiro da Rosa, Diretor da Regional Leste.

Os processos auditados foram: gestão de terceiros/fornecedores; resíduos, recolhimento de sucatas dos sites, organização e limpeza; gestão e armazenamento de produtos químicos; transporte, abastecimento de produtos perigosos; sinalização; recursos naturais; monitoramento de fumaça preta; monitoramento de ruído ambiental; preparação e resposta a emergência; licenças ambientais, alvarás municipais e AVCBs; e tanques de combustível.

O processo de auditoria do SGA é liderado pela Diretoria de Sustentabilidade em parceria com a Diretoria de Gestão da VP Engenharia e Serviços ao Cliente – Gerência de Processos da VP Engenharia e Serviços ao Cliente.

A próxima auditoria será realizada na regional de São Paulo, de 13 a 17 de março de 2017, incluindo a capital paulista e os municípios de Campinas, Mauá e Osasco.