Auditoria ISO 14.001

26 de dezembro de 2016

A Telefônica Brasil, detentora da marca Vivo, tem mais um motivo para comemorar neste fim de 2016: em 22 de dezembro, o resultado de uma auditoria externa manteve a certificação na norma ISO 14.001 para o nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

A auditoria, realizada em São Paulo (SP), foi conduzida pela certificadora Aenor, representada pela Fundação Vanzolini.

A manutenção do certificado evidencia os compromissos presentes em nossa Política Ambiental com o controle do impacto ambiental de nossas operações e com a adequação de nossa atuação aos requisitos normativos e a todas as legislações de meio ambiente vigentes no país.

“A participação e o envolvimento de todos foi fundamental para esse resultado. Por isso, agradecemos àqueles que participaram direta ou indiretamente e reforçamos a importância desta conquista para o crescimento da empresa”, afirma o Gerente de Sustentabilidade João Zeni.

A manutenção do certificado é de extrema importância para que continuemos alinhados ao objetivo global da companhia, que é obter a certificação em 100% dos países em que atua, além de manter a Telefônica em patamar de excelência frente à concorrência no que diz respeito à diminuição dos riscos ambientais para investidores, para a sociedade e demais partes interessadas.

A certificação ISO 14.001 é um diferencial competitivo que atende aos requisitos de grandes clientes, gera impacto positivo na pontuação do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial BM&FBovespa) e do DJSI (Dow Jones Sustainability Index), além de contribuir para reconhecimentos já estabelecidos, como a presença no Guia Exame de Sustentabilidade.

O que é ISO 14.001

A ISO 14.001 é uma norma internacionalmente reconhecida e desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, com o comprometimento de toda a organização. Ela possibilita a certificação de serviços que satisfaçam os requisitos ambientais e de clientes, buscando a sustentabilidade do negócio.

Implementado em 2016 em 51 municípios brasileiros, o SGA ajuda a monitorar os aspectos e impactos ambientais nos processos em nossa Rede Fixa e Móvel: Planejamento; Instalação (construção); Manutenção (operação); e Desativação.

Celebramos o resultado desta grande conquista e agradecemos todas as áreas que viabilizaram esta conquista: VP de Redes e Serviços ao Cliente (áreas de manutenção e operação de rede, implantação, engenharia de infraestrutura, rede externa e gestão de processos de engenharia); Diretoria de Patrimônio; e Diretoria de Sustentabilidade.