Dialogando em apoio ao Maio Amarelo

11 de junho de 2017

No mês do “Maio Amarelo”, nome dado ao movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, a Vivo estimula o cidadão a refletir sobre a combinação celular e volante e como a mudança de comportamento pode contribuir para diminuir riscos.

Atender uma ligação, ler mensagens ou teclar enquanto dirige ou atravessa a rua é um gesto aparentemente banal, mas que pode ter consequências indesejadas. Pesquisa recente realizada pela National Safety Council, ONG americana dedicada a questões de segurança e saúde, revela que 25% dos acidentes de carro no país já são causados pelo uso do celular ao volante. Preocupada com o tema, trabalhado em todo o mundo durante o “Maio Amarelo”, a operadora Vivo publica durante todo o mês, em seu portal dialogando.com.br, conteúdo dirigido que estimula o cidadão a refletir sobre o comportamento no trânsito.

“Dispositivos móveis estão por toda a parte – são 243 milhões de celulares em todo o Brasil – e o uso consciente dessa tecnologia é um desafio para o cidadão e até mesmo para as operadoras”, revela a responsável pela área de Sustentabilidade da Vivo no Brasil, Joanes Ribas. A operadora, que já protagonizou campanhas de sucesso com o tema Usar Bem Pega Bem, traz durante todo o mês de maio em seu portal dialogando.com.br, que aborda diferentes temas em torno do bom uso das tecnologias, reflexões e informações sobre o risco de se conectar com o mundo e se desconectar com o que está à sua volta. “Nossa intenção é levar o cidadão a refletir que não é o celular, o carro ou a bicicleta e sim comportamento que ele tem trânsito que torna sua condução segura. Entender os riscos e mudar o comportamento é uma decisão individual que reflete positivamente no coletivo”, reforça Joanes.

Tecnologia com segurança

Alguns aplicativos oferecidos pelas operadoras possuem funcionalidades que auxiliam o condutor no momento do deslocamento e contribuem para evitar riscos. É o caso do Vivo Sounds, aplicativo que traz opções de toque musical diferenciado e possui a funcionalidade “Dirigir”. Quando ativada, qualquer pessoa que tentar contato com o motorista via celular irá ouvir uma mensagem informando que ele está dirigindo e não pode atender. Para ativar a funcionalidade automaticamente sempre que estiver dirigindo, basta ativar o sensor de movimento ou ligar a função sempre que for dirigir. Outros aplicativos, como o Vivo Música By Napster, trazem a opção de interface simplificada para os momentos no trânsito, além da possibilidade de armazenar as músicas selecionadas diretamente no smartphone, sem a necessidade de estar conectado ou de interagir com o aplicativo enquanto dirige. “É importante para o cidadão conhecer e saber usar a tecnologia a favor da sua segurança”, revela Joanes.

Acesse dialogando.com.br , confira e opine sobre o comportamento do cidadão no trânsito.