Energia Renovável: metas globais

8 de fevereiro de 2017

O Grupo Telefônica, proprietário da marca Vivo no Brasil, anunciou em novembro de 2016 seus objetivos globais de Eficiência Energética e Mudanças Climáticas para 2020. Dentre eles, o destaque fica para o direcionamento da companhia para o uso de energias provenientes de fontes renováveis em sua operação. O compromisso é de que 50% da eletricidade utilizada venha de fontes limpas em 2020 e que esse índice seja de 100% até 2030.

No Brasil, durante o ano passado, aproximadamente 22% da energia consumida pela Telefônica no País foi proveniente de fontes renováveis, o que correspondeu a 388,4 milhões de kwh – um crescimento de quase 19 milhões, diante dos 369,5 milhões de kwh de energia renovável usados em 2015.

Globalmente, projetos de eficiência energética e a utilização de fontes renováveis deverão resultar para o grupo em uma economia de 90 milhões de euros. Além disso, a companhia reduzirá pela metade o consumo de energia por unidade de tráfego (intensidade de energia) e diminuirá em 5% os números absolutos de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Esses objetivos estão alinhados ao compromisso mundial para que o aquecimento global não supere os 2 graus de temperatura estabelecidos pelo Acordo de Paris. Para a Telefônica, a mudança do clima é um desafio urgente e a eficiência energética é fundamental.

Para cumprir esses novos compromissos, o Grupo Telefônica se apoiará em uma Política Global de Gestão Energética aprovada recentemente pelo Conselho de Administração e potencializará seu Programa de Eficiência Energética, reconhecido no último Mobile World Congress, em Barcelona, com o “GSMA Glomo 2016”. Além disso, impulsionará novas reduções de combustível, a transformação de sua rede com as tecnologias mais avançadas e o uso de energias limpas.

A Telefônica Brasil também busca alternativas para ampliar a rede de forma eficiente. Uma delas é a construção de Estações Rádio Base (ERBs) por meio das smalls cells, que têm menor impacto visual e consomem menos energia elétrica. Ao todo, a empresa já atua com 146 sites sustentáveis, que contam com tecnologia 100% nacional e inovadora desenvolvida pela empresa e que têm como atribuição transmitir sinal de telefonia móvel, com o diferencial de utilizar os postes de iluminação pública.

A empresa ainda mantém 11 estações com energia renovável, alimentadas com energia solar ou energia híbrida, contribuindo para a redução no consumo e menor impacto ambiental. Nossos maiores escritórios corporativos – em São Paulo e Curitiba – têm certificação ambiental. Nessas edificações, houve uma preocupação com seus impactos socioambientais desde sua concepção buscando maior eficiência no uso de energia e como a gestão adequada de resíduos e maior uso de materiais reciclados.