Contribuição ao progresso

Negócio Responsável

Contribuição ao progresso

Fundação Telefônica

Uma iniciativa de responsabilidade social

Um dos principais instrumentos de que dispomos para fomentar a digitalização e o desenvolvimento da sociedade são os programas da Fundação Telefônica Vivo. Trata-se da iniciativa de responsabilidade social do Grupo Telefônica, por meio da qual realizamos nosso investimento social privado, como foco na utilização de tecnologias disruptivas na área da educação.

Fundada em 1999, a Fundação Telefônica Vivo investiu em 2018 R$ 59,3 milhões em seus programas, beneficiando 1,8 milhão de pessoas, entre crianças, jovens e educadores.

Pessoas beneficiadas pela Fundação Telefônica Vivo (milhões)

Seus projetos se baseiam na utilização das tecnologias e na inovação de práticas pedagógicas para criar novas plataformas de ensino-aprendizagem, que possam ser adotadas para melhorar a formação dos professores e alunos brasileiros. Ao todo, beneficiamos diretamente mil escolas de todo o país.

O programa Escolas Conectadas, por exemplo, oferece uma plataforma com cursos gratuitos de extensão voltados para a educação continuada de professores de todo o país. Ao todo, são 34 cursos online, certificados por instituições de renome como a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e o Instituto Singularidades. Em 2018, se inscreveram no projeto mais de 42,6 mil pessoas, representando cerca de 2% da base total de professores do ensino fundamental e médio do país.

Já o projeto Aula Digital é uma iniciativa global para proporcionar educação digital de qualidade para crianças na África, Sudeste Asiático e América Latina. No Brasil, ele já atinge 735 escolas em diferentes municípios no estado de Sergipe e nas cidades de Manaus (AM) e Viamão (RS).

Em reconhecimento à nossa contribuição com a melhora da educação por meio dos projetos Aula Digital e Escolas Conectadas, recebemos a medalha de Ordem do Mérito Aperipê do Estado de Sergipe. A condecoração é concedida em reconhecimento a instituições que colaboram com o desenvolvimento do Estado e do país.

Além dos projetos educacionais, contamos com o Programa Pense Grande, voltado a difundir a cultura do empreendedorismo entre jovens carentes, e o Programaê, que ensina programação para crianças e jovens. Dessa forma, apoiamos o desenvolvimento e a digitalização das comunidades onde eles estão inseridos.

Também contamos com o Programa de Voluntariado, que há treze anos promove e incentiva nossos colaboradores a participarem de ações solidárias com foco na educação e cidadania em todo o Brasil. Em 2018, o Programa foi reconhecido no Prêmio Viva Voluntário, concedido pelo Governo Federal, na categoria Voluntariado Empresarial, pelo impacto gerado com suas iniciativas. Entre seus diferenciais, foram destacados o estímulo ao cidadão transformador, a capacitação por meio de plataformas digitais e a contribuição para o fortalecimento do terceiro setor.

Além disso, o projeto Game do Bem, que faz parte do Programa de Voluntariado, foi reconhecido como “Melhor Prática Inspiradora” pela IAVE (International Association for Volunteer Effort, em inglês) no Prêmio Global de Voluntariado Corporativo 2018, ao concorrer com outras 100 iniciativas sociais de todo o mundo.

Projetos da Fundação