Diversidade

Negócio Responsável

Diversidade

Outubro Rosa

Viva mais novas atitudes e menos as mesmas barreiras

Mais de 20 anos se passaram desde que a campanha Outubro Rosa, que acontece anualmente para alertar as mulheres sobre a importância do combate ao câncer de mama, nasceu. A Vivo faz questão de promover essa iniciativa. Por isso, todo mês se une a entidades, órgãos públicos e toda a população para colaborar com o alerta sobre essa doença.

Camisetas, faixas, sites como o da Vivo e o da Vivo Transforma e até monumentos como o Cristo Redentor e a Torre Eiffel já ganharam destaque em cor rosa. As principais sedes da Vivo no País também recebem a iluminação especial, uma maneira a mais de estimular o engajamento de todos os que passam por lá.

Uma atitude importante, que quebra barreiras e mostra como a Vivo se preocupa em fazer mais pelas pessoas que oferecer seus serviços de telefonia. É o tipo de causa que merece a atenção de toda a população, tanto que preparamos um material para quem quiser saber mais: O câncer de mama é um inimigo silencioso, caracterizado pela multiplicação de células anormais da mama. Esse tipo de câncer não possui apenas uma causa: pode ser gerado por uma combinação de fatores de risco, englobando alterações hormonais, histórico familiar, obesidade, tabagismo e idade avançada. A maior incidência está na faixa etária acima de 50 anos. O grande desafio é identifica-lo logo, já que a doença não apresenta sintomas no início. Geralmente o primeiro sinal notado pela maioria das mulheres é a presença de um caroço no seio, muitas vezes indolor. Outras ocorrências, quando a doença está em estágio um pouco mais avançado, são dor e alteração no formato das mamas ou secreção nos mamilos.

A realização anual da mamografia é recomendada para mulheres a partir de 40 anos que apresentem os fatores de risco. Com o exame, é possível detectar nódulos malignos com apenas cinco milímetros e que não são palpáveis. Conforme indicação médica, podem ser utilizados ainda o ultrassom, a ressonância magnética e a biópsia (procedimento cirúrgico que recolhe amostra das células dos tumores). Estimativas do INCA indicam ainda que 30% dos casos poderiam ser evitados com uma rotina mais saudável, com atividade física regular, alimentação balanceada e peso corporal adequado.

A tecnologia é aliada: os aplicativos móveis podem ajudar a organizar as medidas de prevenção e cuidar da saúde em meio à rotina corrida. O aplicativo Outubro Rosa BP (disponível para Android e iOS) informa datas de consultas e exames, funcionando como uma agenda sempre à mão. Já o Laço Rosa (disponível para Android) também permite fazer selfies com a marca da campanha para compartilhar com os amigos, auxiliando na divulgação. Mais interativo, o TratBem Saúde da Mulher (disponível para Android e iOS) registra o histórico de saúde e interesses da mulher, passando a enviar posteriormente mensagens personalizadas sobre bem-estar e combate a doenças. O Dicas de Saúde e Alimentação (disponível para Android) não só traz informações importantes sobre o câncer, mas também oferece dados sobre alimentação saudável, incluindo vitaminas e nutrientes de verduras, frutas e legumes para reforçar a dieta.

Nós apoiamos causas em várias frentes e valorizamos a diversidade como objetivo para uma atuação sustentável. Uma delas é o Outubro Rosa, causa com a qual ajudamos a disseminar conhecimento sobre a campanha e a prevenção doença. Além disso, colaboramos continuamente com projetos que estimulem um ambiente inclusivo, pautado pela igualdade de oportunidades, equidade de gêneros e Direitos Humanos.

Buscar informações já é um grande passo, mas quer saber como pode participar ainda mais do Outubro Rosa? Clique aqui e contribua para a ONG Américas Amigas para que mais mulheres possam realizar a mamografia.