Ética

Negócio Responsável

Ética

Ética

A ética e o compliance são as bases do valor de nossa companhia

A atuação ética de nossa administração e de todos os colaboradores é assegurada pelos Princípios de Negócio Responsável – o código de ética do Grupo Telefônica. Suas diretrizes são globais, definem o nosso jeito de trabalhar, o tipo de companhia que queremos ser e a maneira como nos relacionamos com nossos públicos. Pretendemos, assim, nos comprometer com as leis nacionais e internacionais aplicáveis no combate à corrupção e garantir a geração de valor em longo prazo para todos os nossos stakeholders.

As diretrizes e valores previstos nos Princípios de Negócio Responsável são aplicáveis a todos os colaboradores, diretores e conselheiros, independentemente da posição na hierarquia corporativa, bem como às pessoas ou entidades que fornecem bens ou serviços à Telefônica.

Os Princípios de Negócio Responsável proíbem qualquer tipo de suborno, impedindo a promessa, oferecimento ou doação de benefícios ou vantagens com a finalidade de influenciar em decisões ou obter proveitos indevidos para a Companhia. Os colaboradores não devem oferecer nem aceitar brindes, presentes, convites ou outro tipo de incentivo que possa recompensar ou influenciar em uma decisão empresarial.

A fim de reforçar a supervisão independente sobre as atividades da Companhia, estruturamos em 2017 a área de Compliance da Telefônica Brasil, liderada por um Chief Compliance Officer, que se reporta diretamente ao Comitê de Auditoria e Controle do Conselho de Administração.

A área de Compliance tem como missão ser referência em cumprimento normativo e ética empresarial, agregando valor aos nossos stakeholders, protegendo a Companhia e os colaboradores, reduzindo riscos de descumprimento das leis e enriquecendo ainda mais a nossa cultura baseada em integridade e ética. Os pilares de atuação são: a prevenção, a detecção e a remediação, atuando em conjunto com as demais áreas na manutenção da excelência empresarial.

Em 2017, iniciamos o programa de compliance chamado #VivoDeAcordo, que conta com o comprometimento total da alta direção, uma estrutura robusta responsável pelas ações do programa e a constante análise e avaliação dos riscos do negócio.

Como parte do programa, possuímos um robusto plano de comunicação e treinamentos periódicos de compliance para os atuais e novos colaboradores, incluindo a totalidade dos conselheiros e da alta administração da companhia.

Os treinamentos abordam temas diversos como os Princípios de Negócio Responsável, legislações anticorrupção do Brasil e dos Estados Unidos, conflitos de interesses, prevenção a fraudes, canais disponibilizados pela companhia, elementos de programas de compliance e atualizações.

Também disponibilizamos um canal de consultas, chamado Fale com o Compliance, para sanar as dúvidas sobre dilemas éticos, conflitos de interesses e outros esclarecimentos sobre o programa #VivoDeAcordo.

Criamos um portal unificado no qual os colaboradores podem acessar todas as nossas políticas, normativas e regulamentos, que tratam de diversos temas, como combate à corrupção, segurança da informação, presentes e entretenimento.

Reconhecendo nossa evolução no tema de compliance, fomos reconhecidos como uma das 15 empresas mais bem avaliadas da primeira edição da pesquisa “As 100 Maiores Empresas e os 10 Maiores Bancos Brasileiros”, da ONG Transparency International. O estudo levou em consideração três aspectos de cada uma das companhias avaliadas: adoção de práticas anticorrupção, clareza da estrutura organizacional e transparência na divulgação de informações financeiras.

Conheça o documento completo dos Princípios de Negócios Responsáveis, revisado periodicamente e aprovado pelo Conselho de Administração: clique aqui e baixe o PDF.

Para enviar qualquer dúvida, sugestão ou comentário sobre sustentabilidade e o Vivo Transforma, fale conosco em sustentabilidade.br@telefonica.com