Gestão de sustentabilidade com fornecedores

Negócio Responsável

Gestão de sustentabilidade com fornecedores

Gestão de sustentabilidade na cadeia de fornecimento

O bom relacionamento dos fornecedores faz parte do nosso modelo de negócio

Na Telefônica Brasil, consideramos que um dos principais modos de gerar valor para sociedade é por meio do relacionamento responsável com os fornecedores, reduzindo riscos socioambientais e promovendo a adoção de boas práticas de gestão e de sustentabilidade. Por isso, identificar e gerir os riscos associados à participação dos fornecedores em nossas atividades é uma tarefa essencial para mantermos o atendimento a requisitos legais, o nível de satisfação de clientes e a nossa reputação.

Éticos

  • Cumprimento da lei
  • Anticorrupção
  • Conflitos de interesse

Privacidade e confidencialidade da informação

  • Informação
  • Dados de caráter pessoal

Sociais

  • Relação laboral
  • Horário de trabalho
  • Salários
  • Trabalho forçado e tráfico de pessoas
  • Trabalho infantil e de jovens
  • Liberdade de associação e direito de negociação coletiva
  • Não discriminação
  • Condições de saúde e segurança
  • Minerais provenientes de áreas afetadas por conflitos e de alto risco

Ambientais

  • Cumprimento da Lei
  • Ciclo de vida e de atuação preventiva
  • Política ambiental
  • Gestão ambiental
  • Mudanças climáticas
  • Resíduos
  • Substâncias perigosas e produtos químicos
  • Consumos de materiais, recursos e emissões atmosféricas

Em 2018, realizamos dois workshops para nossos fornecedores estratégicos, durante os quais foram abordados temas como gestão de riscos sociais e ambientais na cadeia e compliance nas relações comerciais. Esses encontros contaram com a participação de 51 fornecedores. Além disso, realizamos um workshop específico para os fornecedores de logística que contou com a presença de cerca de 15 empresas. Na ocasião, abordamos o combate à exploração sexual infantil nas estradas brasileiras e a emissão de gases de efeito estufa.

Disponibilizamos também um Canal de Negócio Responsável, no qual o fornecedor pode fazer perguntas e levantar questões relacionadas ao cumprimento dos Princípios de Negócios da Telefônica. Para o caso de queixas referentes ao descumprimento das nossas políticas e da legislação vigente, disponibilizamos um Canal de Denúncias que pode ser acessado anonimamente.