Meio Ambiente

Negócio Responsável

Meio Ambiente

Frota Sustentável

Menor impacto ambiental também na cadeia logística

Todos os dias, centenas de veículos da frota da Vivo circulam pelas cidades brasileiras para garantir a manutenção da rede e o melhor atendimento aos nossos clientes. Essa frota também passa por constante avaliação para garantir redução de custos e menor impacto ao meio ambiente.

Com esse intuito, criamos o projeto Frota Sustentável, que visa à substituição do combustível da nossa frota no estado de São Paulo, trocando a gasolina pelo etanol. O projeto gerou créditos de carbono para a companhia, pois o etanol não é um combustível fóssil.

Contamos com o projeto Frota Sustentável, que busca substituir a gasolina utilizada pela nossa frota de 2.883 veículos no estado de São Paulo por etanol. Além de gerar economia devido ao menor preço do etanol, a substituição também diminui nossas emissões, por não se tratar de um combustível fóssil. Estamos ampliando internamente a utilização de nossa própria solução de IoT (Internet das Coisas) para Gestão de Frotas a fim de tornar nossa operação de campo ainda mais eficiente e sustentável.

As emissões de CO2e da frota própria referentes ao ano de 2018 serão 100% compensadas por meio de uma parceria com as entidades Ticket Log e Way Carbon, pela plataforma Amigos pelo Clima.

 

A Telefônica Brasil publica em seu relatório de sustentabilidade itens que caracterizam nossa gestão de Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos a fim de reforçar nosso compromisso com o princípio da transparência com nossos públicos de interesse.

Dentre as informações que representam nossa gestão estão:
– Análise de gastos na cadeia de suprimentos, contendo número de fornecedores, categoria, valor gasto e distribuição geográfica;
– Identificação de fornecedores críticos;

Segundo a estratégia geral de Compras, os fornecedores críticos são definidos a partir do estabelecimento de normas, critérios e procedimento para avaliação de fornecedores, contribuindo para mitigação de impactos indesejáveis, tanto do ponto de vista operacional como de atendimento às necessidades dos clientes.
Nessse âmbito, a avaliação de fornecedores será aplicada nas seguintes condições:
a) Contratos em andamento (fornecedores da carteira): avaliar e monitorar periodicamente o risco envolvido daqueles fornecedores cuja somatória dos contratos apresente valor superior a R$ 5 MM/ano;
b) Contratações envolvendo novos fornecedores: Avaliar a situação econômico-financeira e os riscos envolvidos do proponente, cuja somatória dos contratos superiores a R$ 5MM/ano. Será obrigatória a realização desta avaliação no processo de entrada, devendo ser considerado os fatores decisórios na qualificação de um fornecedor.”
Já para o cálculo da análise de riscos e identificação de fornecedores críticos em Sustentabilidade, aplicamos as seguintes análises com suas ponderações:
– Ponderação por aspectos: em que são aplicados pesos de avaliação relacionados aos seguintes aspectos em sustentabilidade – condições de trabalho; saúde e segurança; meio ambiente; direitos humanos; minerais em zona de conflito; privacidade; e promessa ao cliente.
– Ponderação de risco segundo a procedência do produto ou serviço (e seus componentes): valoração do nível de risco por cada subgrupo segundo a possível procedência do produto ou serviço (e seus componentes).
– Ponderação do risco segundo o impacto sobre a Telefônica: contempla o possível impacto na reputação da Telefônica em caso dos riscos analisados se materializarem. O impacto na reputação da companhia será maior quanto maior a relação do produto ou serviço com: a) nossa proposta de valor (contato direto com o cliente, comercializados com a marca da Telefônica, processos fim a fim da Companhia), e/ou nossa estratégia e posicionamento (privacidade e segurança dos dados de nossos clientes ou colaboradores, nosso core business).
Uma vez coletados os dados, se inicia a realização do cálculo com a finalidade de se obter o nível de risco total para cada um deles.

– Assessment de riscos na cadeia de suprimentos e ações corretivas: os riscos em Sustentabilidade são constantemente monitorados em nossa cadeia. Temos auditorias presenciais em Aliados e em fornecedores críticos relacionados à gestão de Privacidade e Segurança das informações. Estimulamos nossos fornecedores e parceiros a inserirem suas informações relativas a gestão de temas críticos socioambientais na plataforma Ecovadis, que reúne reportes e avaliações realizados pelas próprias empresas que forma nossa cadeia.

– Integração da estratégia de ESG na cadeia de suprimentos, presente na Política de Sustentabilidade para fornecedores, com alinhamento aos Princípios de Negócios Responsáveis (nosso código de conduta) e à estratégia geral de Compras.