Meio Ambiente

Negócio Responsável

Meio Ambiente

Logística Reversa

Menos impacto ambiental, mais economia circular

Os resíduos oriundos de equipamentos eletrônicos usados, muitas vezes, são descartados sem o devido cuidado e destinados a aterros sanitários, poluindo o meio ambiente.

A fim de diminuir esse impacto, contamos com diversas iniciativas de Logística Reversa, que propõem realizar a análise e o desmonte para esse tipo de resíduo, separando seus diversos componentes e garantindo a destinação adequada de cada um deles, seja para reciclagem, reutilização em novos produtos ou encaminhamento para aterros especiais.

Para os aparelhos eletrônicos comercializados na telefonia móvel, desde 2007, contamos com o programa Recicle com a Vivo, no qual oferecemos, em nossas lojas e revendas, uma urna na qual os clientes podem depositar celulares, baterias e acessórios. Depois de recolhidos, garantimos a Logística Reversa e a destinação adequada de seus componentes. Em 2018, as urnas receberam 5 toneladas de equipamentos, o equivalente a 76,6 mil itens. Ao longo dos últimos 10 anos, reciclamos quase 4 milhões de itens, sendo 961,8 mil celulares por meio do Programa, totalizando quase 105 toneladas.

Em 2018, o resultado financeiro obtido na operação do Recicle com a Vivo foi de R$ 9 mil, a partir da venda dos equipamentos para reciclagem. O montante foi destinado à Fundação Telefônica Vivo para financiar projetos de empreendedorismo social que oferecem formação baseada em competências empreendedoras a jovens de periferia.

Já a ação Vivo Renova propõe a nossos clientes a troca de seus smartphones e tablets usados por modelos mais novos, oferecendo descontos mediante a entrega dos aparelhos antigos. Por meio desse programa, recolhemos 12,9 toneladas de aparelhos, o equivalente a 84,2 mil itens. Desde o início do projeto, em 2013, reutilizamos aproximadamente 300 mil celulares.

Equipamentos destinados a logística reversa

Gráfico reduzir consumo de energia Gráfico reduzir consumo de energia

No negócio fixo, os clientes devem nos entregar os equipamentos com defeito ou devolvê-los ao final do contrato. Esses materiais passam por uma triagem e, dependendo de nossa avaliação, são recuperados para voltar às operações com plena capacidade técnica ou são desmontados para a destinação correta de seus materiais. Os clientes podem agendar a retirada de equipamentos que não estão mais em uso na página www.vivo.com.br/devolverequipamento.

Em 2018, retiramos 966 toneladas de equipamentos da telefonia fixa, das quais 438 toneladas foram destinadas à reciclagem e 528 toneladas foram recuperadas e devolvidas aos clientes.

Equipamentos destinados a logística reversa

Gráfico reduzir consumo de energia Gráfico reduzir consumo de energia