Ícone de libras Ícone de acessibilidade Ícone de download Baixar o relatório
  • Ética

    A ética e o compliance são valores base da nossa companhia

  • A Telefônica Brasil

    Saiba mais sobre a Telefônica Brasil e os resultados de 2018

  • Infraestrutura

    Expandimos a rede e apoiamos o desenvolvimento digital do país

  • Fundação Telefônica Vivo

    Levamos inovação digital para a educação como iniciativa social

  • Diversidade

    Diversidade e inclusão social fazem parte do nosso negócio

  • Dialogando

    Uso responsável da tecnologia e informações para todos

  • Canais Digitais

    Agilidade e praticidade na ponta de seus dedos

  • Transformação Digital e Inovação

    Soluções inovadoras para você e sua empresa

  • Confiança digital

    Uma empresa transparente com a privacidade de dados dos clientes

  • Wayra

    Investimos no desenvolvimento de novos negócios por meio da Wayra

  • Contribuição para o Progresso

    Entenda como a atuação da Telefônica impacta a sociedade

  • Ponto de experiência do cliente

    Nossos clientes também fazem parte das ações de sustentabilidade

  • Mudanças Climáticas

    Entenda como atuamos diante das mudanças climáticas

  • Compromisso com a sustentabilidade

    Acreditamos na sustentabilidade como parte essencial do negócio

  • Digitalização dos processos internos

    Trabalhamos para tornar processos internos ainda mais digitais

  • DNA Vivo

    Buscamos excelência de atendimento. Conheça o programa!

  • Cadeia de Valor

    Relacionamento responsável com fornecedores faz parte do negócio

Modelo de Negócio



Nossa capacidade de gerar valor para nossos públicos de relacionamento, a sociedade e o meio ambiente estão na própria natureza de nosso modelo de negócio e de nossa estratégia de atuação. Ao levar conexão de qualidade para pessoas e empresas de todo o país, geramos novas oportunidades em suas vidas e em seus empreendimentos, conectando-as a um mundo de novas experiências e possibilidades.

Em 2018, nossa rede 4G passou a atingir 3.100 cidades, 19% a mais do que no ano anterior permitindo que novas escolas, hospitais, prefeituras, empresas e domicílios das regiões mais distantes do país pudessem usufruir das novas possibilidades da vida digital. Dessa forma, colaboramos para o desenvolvimento de suas comunidades e servimos como um vetor para a digitalização do Brasil. Segundo um estudo da PwC, nosso negócio ajudou a gerar 14,3 bilhões de euros na economia brasileira, contribuindo, indiretamente, com a geração de 580,5 mil empregos.

Como parte do nosso desejo de sermos uma onlife Telco, realizamos uma série de iniciativas para tornar nossos processos internos cada vez mais digitais e eficientes. Desenvolvemos soluções de inteligência artificial, big data, cloud, cibersegurança, aplicativos e outros serviços digitais voltados para melhorar a experiência de nossos clientes. Dessa forma, desenvolvemos produtos que contribuem para aumentar a eficiência das empresas brasileiras e diminuir seu impacto ambiente, otimizando seu gasto de energia.

Como empresa responsável, procuramos sempre atuar para amplificar os efeitos positivos da digitalização e mitigar os negativos. Para isso, contamos com a plataforma Conecta e lançamos o Manifesto Digital, ações que buscam trazer à tona discussões sobre oportunidades e riscos das tecnologias, além de apoiar o negócio e entender nosso papel nesse novo ambiente digital.

Com base nessa nova realidade, em 2018, lançamos a campanha inovadora Tem Hora para Tudo, por meio da qual incentivamos as pessoas a refletir sobre o melhor uso da tecnologia e a estar conectadas de forma consciente. Queremos levar a mensagem de que cada conexão, seja ela tecnológica ou não, tem sua hora e deve ser vivida por inteiro.

Para promover a digitalização do país, contamos com o trabalho engajado de 32,6 mil colaboradores. Em nosso negócio, também buscamos gerar valor para esse público por meio de benefícios e treinamentos oferecidos para sua evolução na carreira. Em 2018, demos início ao Programa de Diversidade, que conta com uma série de iniciativas para aumentar a diversidade de gênero, raça, PCDs e LGBT+ nos diversos níveis da Companhia. Acreditamos que, ao ter diversos pontos de vista e histórias de vida dentro da Telefônica, colaboramos com a inovação e potencializamos nossos resultados.

Contamos também com a parceria de 1.121 fornecedores, essenciais para a manutenção de nosso negócio. Entendemos que temos a responsabilidade de levar nossas práticas responsáveis para toda nossa cadeia, estimulando padrões mínimos de atuação social e ambiental para essas empresas e garantindo sua sustentabilidade.

Temos como meta realizar todo esse trabalho sem agredir o meio ambiente e, por isso, estamos engajados em ir além, desde o atendimento à legislação ambiental, estabelecendo metas de redução de impacto. Em 2018, compramos energia renovável do mercado livre e passamos a comprar Certificados de Energia Renovável, conseguindo atingir um consumo de 44% desse tipo de energia em nossa operação. Nesse período, também reduzimos nossas emissões de CO2 e a geração de resíduos.

Também demos continuidade ao Projeto Paper less, que usa nossas ferramentas de digitalização para reduzir o consumo interno de papel, e promovemos a Logística Reversa dos resíduos eletrônicos produzidos por nossos clientes.


• Resultados das operações
• Financiamentos com instituições financeiras
• Rede de operações distribuída por 4,6 mil cidades
• 13,5 mil pontos de vendas em todo o país
• 95,2 milhões de acessos aos nossos serviços
• Rede de atendimento digitalizada, visando a satisfação do cliente
• Pesquisas e estudos sobres as principais tendências do setor
• Equipes organizadas na metodologia ágil, que facilita a inovação
• Ferramentas de big data para a análise de grande volume de dados
• 32,6 mil colaboradores e 122 mil aliados
• Gestão de pessoas estruturada
• Água e energia para abastecer operações
• Consumo de minerais e ocupação do solo para ampliação da rede
• Uso de faixas do espectro eletromagnético para o 4G
• Resultado líquido de R$ 8,9 bilhões
• R$ 7 bilhões distribuídos aos acionistas
• Ampliação da rede móvel para 3.100 mil cidades e da rede fixa para 121
• Índice de Satisfação do Consumidor de 7,68, o melhor de nossa história
• Lançamento do DNA VIVO
• Implementação da Telefônica Aura
• Serviços digitais para B2B (IoT, Cloud, SD1)
• Startups inovadoras apoiadas pelo Wayra
• Envolvimento nos debates da digitalização
• Média de 35,53 horas de treinamento por colaborador
• Programa de Diversidade
• Aumento de 73% no consumo de energia de fontes renováveis
• 9.321,6 toneladas de resíduos produzidos
• Logística reversa em 983,9 toneladas de celulares e equipamentos eletrônicos
• 56,0 milhões de folhas de papel economizadas no Projeto Paperless
Capital Natural Colaboradores Capital Social Cultura Inovadora Clientes Infraestrutura Capital Financeiro Capital Natural Colaboradores Capital Social Cultura Inovadora Clientes Infraestrutura Capital Financeiro Telefônica Brasil Ambiente Externo Economia Brasileira Legislação Brasileira Compromissos Internacionais (ODS / Pacto Global) Como geramos valor Valor Gerado Insumos Plano de Negócios Responsáveis #VivoDeAcordo Estratégia Viva Tudo Produtos e serviços Ultra Banda Larga Segurança Dados Voz HDTV 4G App's

Como Geramos Valor

Insumos

Group 3 Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Capital Financeiro Group Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Infraestrutura Group Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Clientes Itens Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Cultura Inovadora Itens Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Capital Social Itens Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Colaboradores Itens Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Capital Natural
Group 3 Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Capital Financeiro Group Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Infraestrutura Group Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Clientes Itens Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Cultura Inovadora Itens Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Capital Social Itens Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Colaboradores Itens Created with Sketch. m / others / pin hover Created with Sketch. Capital Natural
Telefônica Brasil Produtos e Serviços

Valor Gerado

Ambiente Externo

Created with Sketch.

Economia Brasileira

Created with Sketch.

Legislação Brasileira

Compromissos internacionais

Mensagem da Liderança


Na Telefônica, acreditamos que são as pessoas que dão sentido à tecnologia e não o contrário. Por isso, nossa missão é tornar nosso mundo mais humano, conectando a vida das pessoas.

Ao longo deste Relatório de Sustentabilidade, buscamos demonstrar como essa conexão promovida pela nossa empresa, alinhada a um Plano de Negócios Responsável, impacta positivamente clientes, colaboradores, meio ambiente e gera valor para a sociedade.

Para garantir uma digitalização mais inclusiva é preciso levar conexão para o maior número possível de pessoas e isso está na essência do nosso negócio. No Brasil, encerramos 2018 com 3,1 mil cidades cobertas com a tecnologia 4G, além de mil cidades com a tecnologia 4,5G, que permite transmissão de dados com velocidades ainda maiores. No serviço fixo, levamos nossa rede de fibra para 30 novas cidades brasileiras. De longe, a maior expansão de fibra feita na América Latina. Para 2019, serão mais de 20 novos municípios.

Ao reduzir distâncias e simplificar processos a digitalização promovida pela Vivo reduz o impacto ambiental da sociedade. Em 2018, nossos produtos ajudaram a evitar 120,9 mil Tco2e que seriam emitidos por nossos clientes. Esse valor supera o volume que emitimos em nossa operação, demonstrando como geramos valor para o meio ambiente.

Em 2018, também lançamos o Manifesto por um Novo Pacto Digital e convocamos governo, empresas e sociedade para definirmos juntos os rumos da digitalização com temas como privacidade, inteligência artificial, transparência, inclusão digital e educação. Também atuamos para garantir aos nossos clientes mais proteção de dados e fomos reconhecidos pelo InternetLab e pela Electronic Frontier Foundation como a companhia que melhor informa aos usuários como seus dados são tratados.

Queremos tornar a Vivo referência em experiência do cliente. No último ano, lançamos o DNA Vivo, com características que nos tornam uma marca confiável, fácil, encantadora, eficiente e reforçam nossa cultura de excelência no atendimento. Com o lançamento da Aura, nossa inteligência artificial para o relacionamento com os clientes, passamos a oferecer um atendimento diferenciado, customizado e digital. O resultado dessas e de outras iniciativas nos permitiram atingir um Índice de Satisfação dos Clientes (ISC) de 7,68, o maior de nossa história.

Somos uma companhia aberta, inclusiva e alinhada aos valores digitais. Isso se reflete nos espaços compartilhados de trabalho, na opção pelo trabalho remoto e no desenvolvimento de times ágeis, que valorizam a individualidade e os talentos de cada colaborador. Prezamos por uma atuação que reconheça internamente seus talentos, que não discrimine por classe, gênero, raça ou condição física e que possa traduzir a diversidade e representatividade dentro da companhia. Por isso, lançamos em 2018 o Manifesto pela Diversidade, compromisso da Vivo com as melhores práticas a favor da igualdade e do respeito às diferenças, e também aderimos aos principais movimentos que promovem o tema no Brasil.


Para garantir uma digitalização mais inclusiva é preciso levar conexão para o maior número possível de pessoas e isso está na essência do nosso negócio.

Christian Mauad Gebara,
Diretor-Presidente da Telefônica Brasil S.A.

Em 2019, manteremos nossa estratégia guiados pelo #RECONECTA, programa estratégico global com foco no crescimento da companhia e que norteará nossas ações nos próximos anos. Uma maneira nova de retratar o que a gente já faz, e que acreditamos ser o futuro da Vivo. O #RECONECTA traz uma fórmula que busca o crescimento, por meio da relevância que uma empresa tem no mercado e com seus clientes; uma empresa que cresce em receitas e que traz retorno, sem deixar de ser responsável socialmente. E, para isso, a motivação das equipes é essencial e multiplicará o crescimento da nossa empresa de forma sustentável, ao mesmo tempo que nos fará crescer pessoalmente.

Nosso compromisso socioambiental está registrado na adesão ao Pacto Global e segue fortalecido e com novos desafios. Em 2019, 20% da remuneração variável de nossos executivos está vinculada ao cumprimento dos objetivos de sustentabilidade da Telefônica. Nossas metas de qualidade, reputação, diversidade e redução de emissões são os balizadores que permitirão à Telefônica, com a marca Vivo, ser a empresa de tecnologia mais sustentável do País.



Christian Mauad Gebara

Diretor-Presidente da Telefônica Brasil S.A.